Geografia, perguntado por dmagridym3591, 1 ano atrás

(Enem, 2010) A chegada da televisão "A caixa de pandora tecnológica penetra nos lares e libera suas cabeças falantes, astros, novelas, noticiários e as fabulosas, irresistíveis garotas-propaganda, versões modernizadas do tradicional homem-sanduíche." SEVCENKO, N. (Org.). História da vida privada no Brasil 3. República: da belle époque à era do rádio. Sào Paulo: Cia. das Letras, 1998. A TV, a partir da década de 1950, entrou nos lares brasileiros provocando mudanças consideráveis nos hábitos da população. Certos episódios da história brasileira revelaram que a TV, especialmente como espaço de ação da imprensa, tornou-se também veí­ culo de utilidade pública, a favor da democracia, na medida em quea) amplificou os discursos nacionalistas e autoritá­ rios durante o governo Vargas.b) revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos.c) m a q u io u in d ic a d o r e s s o c ia is n e g a t iv o s d u r a n t e as décadas de 1970 e 1980.d) apoiou, no governo Castelo Branco, as iniciativas de fechamento do parlamento.e) corroborou a construção de obras faraônicas durante os governos militares.

Soluções para a tarefa

Respondido por sol1lua2jogosp28ptm
227
b) revelou para o país casos de corrupção na esfera política de vários governos.
Essa alternativa é a correta, pois a mídia televisiva, informa, mesmo que parcialmente, os problemas do país ou do mundo a todas as classes sociais. Possibilitando assim com que todas as pessoas tenham seus pontos de vista, permitindo assim o maior avanço da democracia.
Respondido por arthurcarneiro2
95
A pergunta aborda a entrada da Tv nos lares brasileiros. Apesar de por vezes controversa a influência que ela pode ter ao agir como vetor de opinião pública. Principalmente com a ação da imprensa, o momento em que as alternativas adota um modelo que a tv age como "veículo de utilidade pública a favor da democracia na medida em que:"

A alternativa 'a' fala de discurso autoritário, que é o contrário de democracia.

A alternativa 'c' fala de maquiar indicadores sociais, que não a faz como instrumento de utilidade pública.

A alternativa 'd' fala de quando a TV apoiou iniciativas antidemocráticas do regime militar.

A alternativa 'e' fala de apoiar obras faraônicas, o que não faz da tv como um bom instrumento de utilidade pública.

A alternativa B fala de denuncia  de casos de corrupção independente do governo. Que é prova de utilidade pública e comprovadamente uma medida democrática.

Espero ter ajudado. Bons estudos.
Perguntas interessantes