ENEM/2009 (PROVA CANCELADA) ▼Questão 54 A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Normalmente, tratava-se de grandes fazendeiros que utilizavam seu poder para formar uma rede de clientes políticos e garantir resultados de eleições. Era usado o voto de cabresto, por meio do qual o coronel obrigava os eleitores de seu "curral eleitoral" a votarem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas, para que votassem de acordo com os interesses do coronel. Mas recorria-se também a outras estratégias, como compra de votos, eleitores-fan- tasma, troca de favores, fraudes na apuração dos escrutínios e violência. Com relação ao processo democrático do período registrado no texto, é possível afirmar que A) o coronel se servia de todo tipo de recursos para atingir seus objetivos políticos. B) o eleitor não podia eleger o presidente da República. C) o coronel aprimorou o processo democrático ao instituir o voto secreto. D) o eleitor era soberano em sua relação com o coronel. E ) os coronéis tinham influência maior nos centros urbanos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
A) o coronel se servia de todo tipo de recursos para atingir seus objetivos políticos.
O texto acima se refere ao processo conhecido como Coronelismo, durante o período da República Velha, em que os coronéis utilizavam-se do abuso de poder, para efetivar seus interesses políticos.
Diante disso, uma das características mais marcantes deste período foi o voto de cabresto, que consistia na imposição realizada pelos coronéis sobre camadas urbanas, por meio de ameças, para que tivessem o mínimo de votos.
Respondido por
0
Resposta:
a
Explicação:
ele fazia qualquer coisa pra isso , na maioria ilegais
Perguntas interessantes