ENEM, perguntado por lenareis9183, 1 ano atrás

(ENEM 2009) O ano de 1968 ficou conhecido pela efervescência social, tal como se pode comprovar pelo seguinte trecho, retirado de texto sobre propostas preliminares para uma revolução cultural: “É preciso discutir em todos os lugares e com todos. O dever de ser responsável e pensar politicamente diz respeito a todos, não é privilégio de uma minoria de iniciados. Não devemos nos surpreender com o caos das ideias, pois essa é a condição para a emergência de novas ideias. Os pais do regime devem compreender que autonomia não é uma palavra vã; ela supõe a partilha do poder, ou seja, a mudança de sua natureza. Que ninguém tente rotular o movimento atual; ele não tem etiquetas e não precisa delas”.? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por brenotorres
20
Alternativa E)

A década de 60 foi considerada o momento mais crucial da Guerra Fria,  além de diversos golpes ditatoriais durante todo globo, sem contar os conflitos armados. Esse clima, de certa forma, gerou uma insatisfação popular, inicialmente iniciada pelos estudantes, tomou conta da França e se espalhou por todo o mundo. Diversos "tópicos" foram considerados, e além da busca de melhorias na educação e nos direitos civis, a liberdade sexual, o fim da discriminação social e a proteção ao meio ambiente tomaram conta das discussões.
Respondido por juscelino765
11

Resposta:

inspiraram futuras mobilizações, como o pacifismo, o ambientalismo, a promoção da equidade de gêneros e a defesa dos direitos das minorias.

Explicação:

O enunciado está falando do agitado ano de 1968. Se liga, esse ano é marcado por uma série de movimentos de contestação cultural, social e política. Essa onda rebelde iniciou no mês de Maio na França quando os estudantes ocuparam as universidade e realizaram protestos nas ruas de Paris. As principais pautas eram ampliação dos direitos estudantis, liberdade sexual, o fim da guerra do Vietnã e o combate às discriminações sociais e raciais.

Essa onda se espalhou pelo mundo, podemos citar as grandes manifestações de jovens contra a Ditadura Militar no Brasil, a luta pelos direitos civis e o movimento Hippie nos EUA e os grandes protestos estudantis nos países europeus e latino-americanos.

Todos esses movimentos e ideias dos  jovens de 1968 influenciaram diversos movimentos sociais  que vieram a surgir anos depois.

Perguntas interessantes