Biologia, perguntado por gatinhaemilly201, 1 ano atrás

ENEM/2009) Considere que exista um gene com dois alelos: um dominante, que permite a expressão da cor, e um recessivo, que não permite a expressão da cor. Considere, ainda, que, em um oceano, existam duas ilhas próximas e que, na ilha 1, todos os ratos apresentem pelagem branca e, na ilha 2, todos apresentem pelagem selvagem. Nesse contexto, considere que a consequência de uma atividade vulcânica tenha sido o surgimento de uma ponte entre as duas ilhas, o que permitiu o transito dos ratos nas duas ilhas. Suponha que, em decorrência disso, todos os acasalamentos tenham ocorrido entre ratos de ilhas diferentes e a geração seguinte (F1) tenha sido composta exclusivamente de ratos com pelagem selvagem.

Considerando-se que os acasalamentos para a formação da próxima geração (F2) sejam ao acaso, é correto afirmar que essa geração será constituída de ratos com pelagem
A
branca.
B
selvagem.
C
50% branca e 50% selvagem.
D
75% branca e 25% selvagem.
E
75% selvagem e 25% branca.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
165

Olá! Para responder essa questão devemos perceber que a presença do alelo dominante induz a formação da pelagem de cor selvagem enquanto a ausência do gene dominante induz a coloração branca.

De um cruzamento de um coelho branco com um coelho selvagem homozigoto (F1), a prole toda resultando será composta de coelhos selvagens heterozigotos (F2).

Colocando essa prole para cruzar entre si, temos a seguinte proporção genotípica :

Cc x Cc

25% CC

50% Cc

25% cc

Portanto, podemos perceber que 75% da prole apresenta o gene dominante e portanto a coloração selvagem do pelo. Já os 25% restantes não apresentam o gene dominante e possuem coloração branca. Dessa forma, podemos afirmar que a alternativa E está correta.

Respondido por mrcsilvasantos
123

Resposta:

E  - 75% selvagem e 25% branca. Correto!!!

Perguntas interessantes