Biologia, perguntado por sabrinatrindad6118, 1 ano atrás

(Enem-2008)
Analisando-se os dados do gráfico, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se que:

a. o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.
b. as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.
c. o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.
d. o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação de recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.
e. a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
81
Olá!!! Bom vamos lá! 

A alternativa correta é a letra D, para ficar mais claro vamos entender o porque cada alternativa está errada e o porque a D está certa.

a) Não garante a preservação presente e nem futura.

b) Isto não está ligado a questões climáticas ou de biodiversidade presentes na caatinga, pois cada bioma possui sua riqueza e relevância e nenhum é mais importante que o outro.

c) O gráfico nos mostra claramente que somente o cerrado possui um percentual de unidade de proteção integral.

d) As unidades de proteção integral e a unidade de uso sustentável promovem a preservação de áreas dispersas por diversos biomas brasileiros, protegendo, desta forma, os mananciais, a fauna e a flora dos ambientes.


e) Todo bioma oferece condições de desenvolver atividades produtivas praticadas nos moldes da sustentabilidade. Isto vai depender unicamente do modo como foi implantado e dirigido.


Espero ter ajudado em algo!
Respondido por SrTrindade
52

Olá!

ALTERNATIVA D                                                                                                                       d. o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação de recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.

A baixa porcentagem de áreas protegidas nos biomas brasileiros leva à constatação da necessidade de novas unidades de conservação, seja de proteção integral, ou de uso sustentável.

Isso permitiria uma maior preservação da biodversidade e dos recursos hídricos. É bom ressaltar que o bioma Caatinga possui grande número de espécies endêmicas, ou seja, exclusivas desse local.

Bons Estudos

Perguntas interessantes