ENEM, perguntado por Samuelfaryas, 1 ano atrás

Enem (2007) A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tem necessário para que a quantidade original de fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo. O gráfico a seguir representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo.
A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 horas em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13h30 será aproximadamente de:
A)10%
B)15%
C)25%
D)35%
E)50%

Soluções para a tarefa

Respondido por victordollinge
147
Início = 100%
1 hora depois cai 50%, ou seja, estará com 50%
Meia hora depois cai 25%, que é a metade de 50%, ou seja, ficará com 37,5%
Observe que o enunciado pede a porcentagem aproximadamente. Logo, dentre as opções, temos 35% como a mais próxima.
Resposta letra: D)
Respondido por Danas
54

A alternativa D) é a correta.

Se um fármaco, logo quando ingerido, está em 100%, e a sua meia vida é de 1 hora, em 1 hora e meia terá passado 62,5% do fármaco, que é a sua meia vida indo embora.

Saber a meia vida de um fármaco é importante para saber o seu tempo de duração, e quanto tempo demora sair do corpo, além disso, é importante para quando houver algum problema, e usar o antidoto ou antagonista do fármaco, se o antagonista tiver uma meia vida menor que a do fármaco, o paciente deverá ser monitorado por todo o período.

Os fármacos que possuem meia-vida muito longa possuem doses com um período de tempo maior também.

Caso queira estudar mais:

https://brainly.com.br/tarefa/21498725

Anexos:
Perguntas interessantes