(ENEM 2006 )1:41 A moderna democracia brasileira foi construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio do presidente Vargas.? alguém sabe? por favor ;)
Soluções para a tarefa
(Enem 2006) A moderna democracia brasileira foi construída entre saltos e sobressaltos. Em 1954, a crise culminou no suicídio do presidente Vargas. No ano seguinte, outra crise quase impediu a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Em 1961, o Brasil quase chegou à guerra civil depois da inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros. Três anos mais tarde, um golpe militar depôs o presidente João Goulart, e o país viveu durante vinte anos em regime autoritário.
A partir dessas informações, relativas à história republicana brasileira, assinale a opção correta.
a) Ao término do governo João Goulart, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República. b) A renúncia de Jânio Quadros representou a primeira grande crise do regime republicano brasileiro.
c) Após duas décadas de governos militares, Getúlio Vargas foi eleito presidente em eleições diretas.
d) A trágica morte de Vargas determinou o fim da carreira política de João Goulart.
e) No período republicano citado, sucessivamente, um presidente morreu, um teve sua posse contestada, um renunciou e outro foi deposto.
A resposta correta é a letra E, pois descreve de maneira correta os anos que vieram depois do suícidio do presidente Getúlio Vargas. Juscelino Kubitschek e diversos problemas enfrentados pelo mesmo e para garantir sua posse, a renúncia de Jânio Quadros à presidência e a deposição de João Goulart ( Golpe de 1964).
Com base no que se sabe a respeito da Crise de 1954 e do período em questão, pode-se afirmar que sim, o suicídio do então presidente Getúlio Vargas se deu em consequência da crise e de seus desdobramentos.
Sobre Vargas e a Crise de 1954
- Iniciado em 1951, a segunda Era Vargas foi fortemente marcada por crises sociais e tensões políticas devido às políticas econômicas adotadas;
- A nomeação e as propostas de João Goulart, ministro do trabalho, levaram à fúria dos militares, da imprensa, da UDN e da classe média, agravando ainda mais a situação;
- A tentativa de assassinato do líder da oposição, Carlos Lacerda, agravou ainda mais a situação do presidente;
- Após receber um ultimato dos militares, Getúlio Vargas suicidou-se com um tiro no peito, deixando uma carta-manifesto.
Aprenda mais sobre o governo Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/28170639
#SPJ3