ENEM, perguntado por isaiasdocarmo7225, 1 ano atrás

(ENEM 2000) "Um dia começou a guerra do Paraguai e durou cinco anos, João repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitórias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, João é que repicou. Quando se fez a abolição completa, quem repicou foi João. Um dia proclamou-se a República. João repicou por ela, repicaria pelo Império, se o Império retornasse." (MACHADO, Assis de. Crônica sobre a morte do escravo João, 1897) A leitura do texto permite afirmar que o sineiro João: (A) por ser escravo tocava os sinos, às escondidas, quando ocorriam fatos ligados à Abolição. (B) não poderia tocar os sinos pelo retorno do Império, visto que era escravo. (C) tocou os sinos pela República, proclamada pelos abolicionistas que vieram libertá-lo. (D) tocava os sinos quando ocorriam fatos marcantes porque era costume fazê-lo. (E) tocou os sinos pelo retorno do Império, comemorando a volta da Princesa Isabel.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
3

Letra C: o texto denota que o sineiro João foi quem tocava os sinos quando ocorriam fatos marcantes porque era costume fazê-lo, ou seja, era um hábito daquela época, de modo que qualquer evento significativo seria razão para tocar os sinos.

Ainda que estivesse ocorrendo mudanças políticas e também de cunho social, normalmente o sineiro realizava sua tarefa de forma normal, particular e rotineira; bastava-lhe tocar os sinos.

Abraços!

Perguntas interessantes