Física, perguntado por diego000001, 1 ano atrás

Encontre uma expressão para a força paralela à superfície do plano e a aceleração do móvel que se desloca em linha reta na superfície de um plano inclinado.

Soluções para a tarefa

Respondido por eltoncteourewk
4

a) Força

 Px = m.a

 Px=m. gsen \theta

b)

 a= gsen \theta


eltoncteourewk: componente paralela
diego000001: valeu cara pela ajuda!
diego000001: Sobre o gráfico de x versus t, qual o significado físico de qualquer ponto da curva?

*Esse significado físico da curva vc saberia responder? qlqr coisa coloco no geral
juanOliveiraa1: Um gráfico x versus t, é um gráfico de MRU, ou seja, esta repouso portanto a somas das forças exercidas sobre o objeto é igual a zero assim​ força resultante é igual a 0 Fr=0 e também a aceleração do objeto é 0 nao sei se essa foi sua dúvida espero ter ajudado de alguma forma.
juanOliveiraa1: Um ponto qualquer no gráfico é a velocidade naquele instante de tempo naquela determinada distância resumindo
juanOliveiraa1: E também A inclinação de um gráfico da velocidade vetorial​ (x.v) representa a aceleração do objeto. Então, o valor da inclinação em um tempo em particular representa a aceleração do objeto nesse instante de tempo.
juanOliveiraa1: temos essas duas opções se o gráfico for uma reta é a primeira resposta se for uma parábola é a última resposta.
diego000001: obrigado cara! esclareci
diego000001: pode responder outra?
diego000001: lancei outra pergunta de física la no perfil. Tem como você responder??
Respondido por juanOliveiraa1
2
Vamos lá! Em um plano inclinado continuamos a ter a força peso e a força normal porém, a força peso se decompõem em duas uma Px paralela ao plano e uma outra Py perpendicular ao plano na mesma direção da força normal porém, em sentindo oposto, essas duas forças formam um ângulo com a força peso, sendo o mesmo ângulo de inclinação do plano inclinado. Então temos que:
Px=p.sen(ângulo) e Py=p.cos(ângulo) podendo seno e o cosseno das fórmulas variar dependendo do referencial.
Sabemos que a força resultante é igual a massa multiplicada pela aceleração então Fr=m.a então podemos substituir isso na fórmula da decomposição do peso ficando assim: Px=p.sen(ângulo) logo m.a=p.sen(x) substituindo p=m.g fica m.a=m.g.sen(x). Como temos massas dos dois lados então cortamos ficando a=g.sen(x). Acredito que seja essa sua dúvida espero ter respondido caso tenha ficado alguma dúvida coloque nos comentários.
abraços, bons estudos!.
Perguntas interessantes