Encontre o foco e a equação na forma padrão para a parábola cuja diretriz é a reta x = -7 e cujo vértice V(-3,2). Faça um esboço manual do gráfico da parábola.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Foco da Parábola
Analisando os dados, percebe-se que a parábola está virada para a direita. Isso diz que a coordena y do foco será a mesma do vértice (x, 2).
Temos que a coordenada x do foco, tem a mesma distância que a coordenada x do vértice e a coordenada x da diretriz.
Agora somamos a coordenada x do vértice com 4, que é igual a 1, logo o foco está no ponto (1, 2).
- Equação da Parábola
Usaremos a seguinte relação para determinar sua equação padrão (k = coordenada y do vértice; h = coordenada x do vértice):
O esboço está em anexo!
Espero ter ajudado :)
⠀
⠀⠀⠀☞ Foco em (1, 2) e equação da parábola x = y²/16 - y/4 - 11/4. Gráfico em anexo. ✅
⠀
⠀
⠀⠀⠀⭐⠀Para realizar este exercício vamos rever a definição de parábola, a equação para o vértice da parábola, encontrar um ponto a partir do foco e usar a equação reduzida da parábola.⠀⭐⠀
⠀
⠀
- ☀️⠀Uma parábola é definida como o conjunto dos pontos que equidistam de um ponto específico (chamado foco) e de uma reta específica (chamada diretriz), de forma que a distância deste vértice até a reta diretriz é igual à distância do foco até o vértice da parábola, distância esta que podemos chamar de comprimento do foco (representada pela letra p). Já a largura do foco é a abertura lateral que o foco têm até a parábola e equivale ao quádruplo de p.
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀Como a reta diretriz é vertical então temos uma parábola na forma de f(y). Inicialmente vamos encontrar o valor da comprimento do foco a partir da distância entre a coordenada em x do vértice e a reta diretriz: p = |(-3) - (-7)| = |(-3) + 7| = 4.
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️ Como a reta diretriz está mais à esquerda da parábola então temos que a concavidade desta parábola está voltada para a parte positiva do eixo x. Desta forma temos que o foco está em (-3 + p, 2) = (1, 2).
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀Sabemos também que o vértice equivale à (-b/2a, -Δ/4a) quando o eixo de simetria da parábola é paralelo ao eixo y, porém quando ele é paralelo ao eixo x temos que o vértice vale (-Δ/4a, -b/2a), ou seja:
⠀
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀De I) extraímos que b = -4a.
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀De II) extraímos que:
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀Finalmente temos, pela equação reduzida da parábola que:
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀Substituindo (x, y) por um ponto conhecido (exceto o vértice que já utilizamos para descobrir b e c em função de a) podemos finalmente encontrar a. Temos, pela largura do foco, os pontos (1, 2±2×p) que valem (1, 10) e (1, -6). Vamos utilizar o primeiro deles:
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀Ou seja, b = (-4) × (1/16) = (-1/4) e c = 4 × (1/16) - 3 = 1/4 - 12/4 = (-11/4). Conhecendo os coeficientes temos portanto a equação desta parábola:
⠀
⠀
✅
⠀
⠀
⠀⠀⠀➡️⠀Para esboçar o gráfico basta obter alguns pontos atribuindo valores a uma das variáveis e encontrando o valor da outra.
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀⠀⠀☀️⠀Conhecendo o vértice e o comprimento focal poderíamos ter encontrado a equação desta parábola também através da seguinte relação (onde (x-xv) está invertido com (y-yv) justamente devido a parábola ter sua simetria horizontal):
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
⠀
☁
⠀
⠀⠀☀️ L͎̙͖͉̥̳͖̭̟͊̀̏͒͑̓͊͗̋̈́ͅeia mais sobre parábolas, focos e retas diretrizes:
⠀
https://brainly.com.br/tarefa/38431780 ✈
⠀
⠀
⠀
☕
⠀
☄
⠀
✍
☘☀❄☃☂☻)
⠀
⠀
⠀
⠀
✞
⠀