Filosofia, perguntado por Larissalovato, 1 ano atrás

Encontre no texto aspectos do pensamento de Adorno e Horkheiner que caracterizam o que poderia definir como"pessimismo teórico" desses dois fólosofos.

Soluções para a tarefa

Respondido por nathanucci
58
Onde está o texto? De qualquer forma imagine o pensamento desses autores como uma crítica a teoria iluminista, ou o que o ser humano fez dela, ou seja, depois do esclarecimento e desenvolvimento da ciência você tem uma sociedade pautada na razão, certo? E teoricamente isso é bom, contudo o ser humano também se utiliza da razão para ser irracional, como na construção de armas de guerra dizimando milhares de civis, isso é o que eles diziam e o que deve estar sendo buscado na leitura do texto. Por isso é um certo pessimismo, pois não haveria uma volta, uma vez que o desenvolvimento humano nunca é retrogrado, eles previam um mundo alienado cada vez mais pela industria cultural. 

Respondido por laylalayla
35
Adorno e Horkheimer em sua obra, ao discutir o ser humano e o desenvolvimento de suas obras espirituais e materiais que culminaram em nosso mundo atual, realizam umacrítica dos conceitos puramente positivos de esclarecimento e progresso presentes nessa “história dos vencedores”. Os autores, em relação aos outros críticos do progresso, como os decadentistas ou osirracionalistas diferem deles neste aspecto. Não se trata de negar a razão ao entender toda a sua trajetória como uma de dominação. Fazer isto seria voltar a condição que encontra figura na passagemda Odisséia, em que Ulisses e seus marujos param na ilha dos comedores de lótus. Os habitantes passam o dia alimentando-se de lótus, completamente hipnotizados e entorpecidos pelo sabor divino da flor.Nesta ilha os homens eram felizes, comungados com a natureza, no ato de comer a lótus. “Uma vez comida a flor, os homens mergulham em uma relação harmoniosa com o seu meio. Mas a harmonia e afelicidade criadas não são frutos de um trabalho autoconsciente”.[Adorno e Horkheimer ao fazerem sua crítica não a fazem em defesa de um irracionalismo contra racionalidade dominante; apontam os elementosque potencialmente levam à decadência a fim de prevê-los e não de modo resignado.
Perguntas interessantes