Encontre as seguintes conceituações:,
1- Pitágoras, palavra filosófica.
2- Jogos olímpicos tipos de pessoas.
3- Algumas perguntas dos primeiros filósofos.
4- Cosmologia.
5- Politica.
6- Quatro mudanças profundas sobre os Gregos.
7- Três maneiras de como o mito narra a origem do mundo e dê tudo que nele existe.
8- Cosmogonia.
9- Teogonia.
10- Os 3 mitos mais importantes e a diferença dos três com a filosofia.
11- Principais condições históricas para a formação da filosofia na Grécia.
12- Escrita fonética alfabética.
13- Três aspectos decisivos para o nascimento da filosofia.
14- Cidadania na Grécia Antiga
15- Principais traços que definem a atividade filosófica nascente.
16- Análise.
17- O necessário, o acaso e o possível em nossas ações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Continuação..
11°) As viagens marítimas; A invenção do calendário; A invenção da moeda e o surgimento da vida urbana.
12°) A invenção do alfabeto e o uso da palavra é também um acontecimento peculiar, numa sociedade acostumada à oralidade dos poetas, aos poucos cai em desuso o recurso às imagens para representar o real e surge, como substituto, a escrita alfabética/fonética, propiciando, como os itens acima, um maior poder de abstração.
A palavra não mais é usada como nos rituais esotéricos (fechados para os iniciados nos mistérios sagrados e que desvendavam os oráculos dos deuses), nem pelos poetas inspirados pelos deuses, mas na praça pública (Ágora), no confronto cotidiano entre os cidadãos.
13°) A Filosofia surge como Cosmologia (lógos = razão, palavra, discurso, contar, calcular), ou seja, a compreensão de que o mundo é, sim, organizado, mas os fundamentos de suas explicações não são meramente seres antropomórficos, mas conceitos de nossa própria racionalidade. A Filosofia surge para substituir o modelo mitológico-cosmogônico, pelo cosmológico-racional. Não quer dizer que o processo anterior seja irracional, mas apenas se constitui como uma lógica imanente, no sentido de se atrelar ao psicológico ou a conteúdos que deem forma aos argumentos, enquanto que a Filosofia, ao se fazer e se constituir, vai propor o modelo inverso, qual seja, em que a forma lógica constitui melhor os conteúdos do pensamento, ascendendo ao verdadeiro conhecimento.
14°) A cidadania da Grécia Antiga estabelecia os direitos dos indivíduos que viviam nas cidades. Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para colaborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam diretamente das deliberações políticas do governo da polis*. Desta forma, a cidadania grega se fundamentava nos Direitos Políticos.
15°) Tendencia a razão; Só razão é o critério;
Analisar e discutir, oferecendo respostas seguras e definitivas; Pensar é conhecer, mas deve ser provado de forma lógica; Nada de idéias pré-concebidas, ou opiniões pré-fabricadas, tudo deve ser investigado com severidade e rigor;
Analisar semelhanças e diferenças, e através delas, conseguir agrupar coisas iguais em um um único grupo.
16°) A análise é a capacidade da diferenciação, é verificar, explicar os conceitos de um texto, é dizer as idéias que nele se expressam, e também explicar as relações que existem entre essas idéias, explicar sua estrutura argumentativa.
17°) O necessário é o que não está em nosso poder escolher, pois acontece e acontecerá sempre, independentemente de nossa vontade (não depende de nós que o Sol brilhe, que haja dia e noite); o acaso é o que também não está em nosso poder escolher (não escolho que aconteça uma tempestade justamente quando estou fazendo uma viagem); o possível, ao contrário do necessário e do acaso, é exatamente o que temos poder de escolher e fazer, é o que está em nosso poder.
Espero ter ajudado!!
:)