)
Encontrada comumente em células procarióticas Gram-negativas, a cápsula é uma estrutura externa à parede celular composta majoritariamente por polissacarídeos. Por serem muito próximas as estruturas celulares sua visualização microscópica ainda que utilizando métodos de coloração padrão é dificultosa, pois não há aderência entre o corante e a cápsula. Usualmente, quando a bactéria e seu fundo são mais fortemente corados em relação a cápsula é possível observar ao microscópio um halo pálido no entorno da célula. Tratando-se de uma camada rígida composta por polímeros orgânicos, com bordas bem definidas, consiste de uma estrutura grande que auxilia a bactéria na adesão à célula hospedeira. Além disso, dispõe de moléculas de água em sua composição protegendo o procarionte da desidratação bem como ampliando a proteção contra o ataque de bacteriófagos e grande parte dos materiais hidrofóbicos, como detergentes por exemplo.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A presença da cápsula aumenta seu fator de virulência ou seja sua habilidade em causar doença, protegendo a célula bacteriana da fagocitose por células eucarióticas, por exemplo.
PORQUE
II- As características físicas, químicas e estruturais dela auxiliam no resguardo da integridade da célula bacteriana de modo que esta não seja tão facilmente destruída pelo hospedeiro em potencial. Ela vai maximizar a chance da bactéria em questão ser bem sucedida em relação a sua habilidade de causar doença.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
corrigido pelo AVA
Perguntas interessantes