Biologia, perguntado por andreawolf2007, 1 ano atrás

(ENADE) O trabalho de Mendel com hibridação de ervilhas, publicado em 1866, forneceu subsídios para a compreensão das observações citológicas sobre o comportamento dos cromossomos na formação dos gametas. Em seu trabalho, Mendel afirmava que os fatores, que hoje chamamos de genes, separavam-se na formação dos gametas e se uniam na formação do zigoto. Além disso, argumentava que diferentes fatores se separavam nesse processo de maneira independente entre si. Essas duas afirmações correspondem a observações citológicas da meiose, tal como esta ocorre na maioria das espécies, as quais mostram, respectivamente, que:

Escolha uma:
a. As cromátides irmãs se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
b. Os cromossomos homólogos se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
c. Os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é dependente da dos demais.
d. Os cromossomos homólogos se separam na fase II e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.
e. As cromátides irmãs se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
55
Os cromossomos homólogos se separam na fase I e a segregação de um par de cromossomos homólogos é independente da dos demais.

queilapat: correto
Respondido por Danas
14

A alternativa B) é a correta.

A meiose é uma das formas de multiplicação celular dos seres sexuados.

A mitose ocorre pela divisão idêntica das células já existentes, sendo uma célula mãe originando duas célula filhas com cargas genéticas iguais.

Na meiose o que ocorre é a divisão da célula mãe em duas células filhas, com cada uma contendo metade da carga genética máxima, essa característica permite a união de dois gametas sexuais, cada qual com metade da carga genética.

Perguntas interessantes