(ENADE) “Cada vez que somos levados a qualificar uma cultura humana de inerte ou estacionária, devemos, portanto, nos perguntar se este imobilismo aparente não resulta da ignorância que temos de seus interesses verdadeiros, conscientes ou inconscientes, e se, tendo critérios diferentes dos nossos, esta cultura não é, a nosso respeito, vítima da mesma ilusão” (LÉVI-STRAUSS, C. Raça e história. In: Antropologia estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1976, p. 346).
O fragmento de texto apresentado foi utilizado por um professor de Antropologia em uma atividade preparatória para uma pesquisa de campo em uma pequena localidade urbana, envolvendo seus alunos, em sua maioria jovens moradores de uma metrópole. A qual objetivo metodológico presente na obra de Lévi-Strauss atende a proposta desse professor?
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
a) Estar atento às diferentes perspectivas presentes em outras sociedades, a fim de melhor classificá-las e compará- las em sua complexidade.
b) Apurar o olhar para o conhecimento da diferença, compartilhando com o outro suas perspectivas e visões de mundo.
c) Adotar uma vigilância epistemológica frente ao que, a princípio, pode parecer aos olhos do pesquisador uma sociedade sem história.
d) Perceber que o outro também tem atitudes etnocêntricas frente à sua sociedade, cabendo ao pesquisador resguardar-se em suas relações de campo.
e) Compreender que, apenas com o estudo prolongado, o antropólogo é capaz de traduzir por completo os códigos culturais de uma sociedade.
Letra A.
O objetivo metodológico presente na obra de Strauus se define como a capacidade dos alunos em reconhecer diferentes perspectivas de outras sociedades, de forma que as desigualdades sociais sejam evidenciadas.
A partir disso, torna-se possível uma melhor classifcação por comparação, para que se estabeleçam índices de qualidade entre si.