Geografia, perguntado por josecolla5671, 4 meses atrás

(ENADE 2017) Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com base no perfil dos municípios brasileiros (2013), entre os anos de 2008 e 2012 foram registradas 8942 ocorrências de enchentes ou inundações graduais em áreas urbanas, atingindo 1543 municípios e desalojando 1 406 713 pessoas. De fato, inundações e enchentes são eventos que ocorrem com alguma periodicidade nos cursos d'água e, frequentemente, deflagrados por chuvas fortes e rápidas ou de longa duração, bem como por configurações relacionadas aos fatores atmosféricos, hidrológicos e oceanográficos. A complexidade de sua ocorrência interfere na dinâmica das cidades. Diferentes são as discussões e análises sobre os eventos de enchentes e inundações no Brasil e no mundo. A resolução de problemática exposta pode ser examinada a partir da abordagem sistêmica, que compreende:

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliafransantos
0

A abordagem sistêmica presente no texto em relação ao problema das enchentes e inundações graduais está relacionado a “ As características do relevo, da hidrografia, do clima, do solo, da vegetação em conjunto com o ambiente urbano”. (alternativa a)

Isso ocorre porque os elementos do meio natural e da ocupação humana estão intrinsecamente relacionados e muitas vezes resulta da falta de planejamento para a ocupação no ambiente urbano.

O problema das enchentes no ambiente urbano

No Brasil os problemas das enchentes e das inundações estão relacionados a diversos fatores como a ocupação próxima às áreas de planícies de inundação dos rios, aos climas predominantemente tropicais, onde são observados grandes índices pluviométricos, principalmente durante os meses de verão, os episódios relacionados às enchentes são mais frequentes, provocando danos ambientais e humanos.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre as inundações e enchentes em áreas urbanas em: https://brainly.com.br/tarefa/52527830

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes