História, perguntado por micheleellenjulio10, 8 meses atrás

(ENADE, 2017) Os movimentos indígenas da
atualidade, somados aos novos pressupostos teóricos
da História e da Antropologia, conduzem ao
abandono de antigas concepções que contribuíram
para excluir os índios de nossa história. A temática da
história indígena passa, nas últimas décadas, por um
processo de ressignificação sobre o lugar dos
indígenas na história e no ensino de História, com o
surgimento de novas abordagens e implementação da
Lei n. 11.645/2008, que estabeleceu
obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-
brasileira e indígena no Brasil. A respeito dos estudos
históricos sobre os indígenas e a efetivação da Lei nos
currículos escolares, assinale a alternativa CORRETA:
a​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarabrasil19
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Resposta:

Explicação:

A Lei nº 11.645, de 10 março de 2008 torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, porém não prevê a sua obrigatoriedade nos estabelecimentos de ensino superior para os cursos de formação de professores (licenciaturas). Muitas universidades e faculdades pelo País não contêm em seus currículos disciplinas voltadas aos estudos que preparariam estes profissionais da educação para o ensino destas disciplinas. Em outras instituições, estas disciplinas não fazem parte do currículo principal, sendo ofertadas apenas como disciplinas optativas. O resultado tem sido professores despreparados para ministrar estes conhecimentos aos estudantes da educação básica por não possuí-los. Além disso, a ausência destes estudos no currículo principal das licenciaturas contribuem para a perpetuação de uma visão de mundo eurocêntrica, de preconceitos e estereótipos raciais e para uma atmosfera de intolerância cultural e religiosa, elementos nocivos para a unidade do Estado Brasileiro, que jurou combatê-los na Constituição e em tratados internacionais.

Respondido por jferikasilva
8

Resposta:

os estudos contemporâneos surgidos a partir de novas abordagens apresentam os indígenas como sujeitos ativos de sua própria história, reconhecendo a presença desses nos conflitos e nas negociações ao longo da formação da sociedade brasileira.

Explicação:

Fiz a prova e essa era a correta.

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