(ENADE 2017) O artista chinês contemporâneo Song Dong faz reflexões sociais e culturais acerca de seu país e do mundo por meio de suas obras. Em 2004, para abertura da 26ª Bienal de São Paulo, ele produziu Eating the World. Sobre o piso, construiu uma representação do mapa-múndi com doces de diversos tipos para serem consumidos pelos visitantes. A obra foi realizada com participação do público, que, literalmente, a devorou em poucos minutos. Desde então, ele produziu versões dessa obra, com o nome Eating the City, em diversas cidades, recriando maquetes comestíveis feitas com bolo, pão, biscoitos, macarrão e outros alimentos. Uma delas, realizada em São Paulo em 2014, é retratada na imagem a seguir.
De acordo com Song Dong, “uma das razões para a expansão das cidades são os desejos dos homens; a rápida expansão da cidade é como uma boca que engole tudo ao seu redor”.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Catálogo da 26ª Bienal de São Paulo - Território Livre. São Paulo: Fundação Bienal, 2004 (adaptado).
DONG. S. Eating the City. Instalação, 2014.
Considerando os elementos presentes nas obras de Song Dong que as caracterizam como arte contemporânea, avalie as afirmações a seguir.
I- O Artista explora questões da vida cotidiana, por exemplo, o crescimento das grandes cidades e o consumismo das populações.
II- As obras são construídas com elementos prontos e pertencentes ao dia a dia das pessoas, como diversos tipos de alimentos.
III- É com a ação do público que as obras se realizam e possibilitam reflexões acerca de questões contemporâneas.
IV- As obras representam, de forma verossímil, a cidade e todo o seu contexto com grande riqueza de detalhes.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
III e IV apenas.
Alternativa 4:
I, II e III.
Alternativa 5:
II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Alternativa 2:I e II apenas.
danielaaires98:
I e II apenas
Respondido por
10
Resposta:
I e II apenas.
Explicação:
Perguntas interessantes