Contabilidade, perguntado por cemilcaantony, 4 meses atrás

Enade (2017 - Adaptado) Enquanto no pacto hobbesiano, visando à preservação de vidas em uma guerra de lobos, os indivíduos transferiam a um terceiro (homem ou assembleia) a força coercitiva da comunidade, trocando voluntariamente a sua liberdade pela segurança do Estado Leviatā; no pacto lockeano, os indivíduos concordavam livremente em formar a sociedade civil para preservar e consolidar ainda mais os direitos que possuíam originalmente no estado de natureza (como os direitos à vida, à liberdade, à propriedade). Ou seja, a teoria do contrato social, que funda o Estado Moderno, joga o indivíduo para antes da sociedade política, atribuindo-lhe direitos individuais, direitos esses desconhecidos dos gregos e romanos. ODON, T. Democracia liberal e direitos individuais:a epistemologia jurídica por trás do Estado Moderno. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 44, n. 175, 2007 (adaptado). Considerando o que se afirma no texto apresentado e as ideias de Hobbes e de Locke acerca do tema tratado, assinale a opção correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por menininhamms
6

Resposta:

as teorias contratualistas, afirma-se a existência de direitos originários dos indivíduos, cuja manutenção é assegurada pelo pacto social. é o CORRETO!

Explicação:

Respondido por arilsongba
0

O Pacto hobbesiano está relacionado a preservação de vidas em uma guerra de lobos, em que os indivíduos transferem a um terceiro a força coercitiva da comunidade buscando mais liberdade e segurança, a resposta correta é a letra C)

O que saber sobre o papel do estado, na ótica de Thomas Hobbes?

Para Thomas, o Estado deve ser uma instituição fundamental criada para regular a aplicação das relações humanas e dos direitos humanos em caráter de condição natural dos homens que precisam buscar por seus desejos e conseguem isso desempenhando funções violentas e egoístas.

Segundo Hobbes, se dois homens buscam o mesmo objetivo, então eles se tornam inimigos e o estado serve para limitar esse tipo de competição.

Segue o complemento da questão:

A) Para Hobbes, o estado deve garantir a segurança, sendo que os próprios  indivíduos abriram mão de sua liberdade ao aderirem ao pacto.

B) Nas teorias contratualistas, afirma-se a existência de direitos originários dos indivíduos, cuja manutenção é assegurada pelo pacto social.

C) O pacto hobbesiano não prevê a preservação da segurança, e o pacto lockeano é legitimado pela proteção da propriedade. O estado de natureza hobbesiano implica estado de guerra; os estados de natureza e de guerra lockeanos são distintos.

D) Em toda as teorias contratualistas, os direitos à liberdade e à propriedade são uma consequência do Estado civil.

Saiba mais sobre o pacto hobbesiano em: https://brainly.com.br/tarefa/39218164

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes