(ENADE 2015): As áreas do conhecimento embasam-se em pressupostos e métodos científicos de diversas escolas de pensamento. Especificamente na área da contabilidade, as escolas de pensamento norteamericana e italiana são as principais correntes em que se fundamenta a contabilidade brasileira. Acerca dessas escolas, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Boa tarde,
As alternativas da questão são:
a) A italiana enfatiza a abordagem informacional, enquanto a escola norte-americana confere grande importância à sistematização do plano de contas.
b) A norte-americana adota a visão estabelecida pelo neo patrimonialismo, enquanto a escola italiana assume como principal foco a geração das informações contábeis para seus diversos usuários.
c) A italiana prioriza as necessidades dos usuários das informações contábeis, enquanto a escola norte-americana demonstra excessiva preocupação em caracterizar a contabilidade como ciência .
d) A norte-americana considera prioritário o conhecimento da teoria das contas, enquanto a escola italiana enfatiza a área de auditoria, para garantir maior confiabilidade às informações geradas.
e) A norte-americana considera a contabilidade uma fornecedora de informações econômicas relevantes para os diversos usuários, enquanto a escola italiana defende que a contabilidade deve estudar apenas os eventos que afetam o patrimônio das entidades.
.
Respondendo a questão:
As escolas do pensamento contábil europeias, sobretudo a italiana, defendiam como principal objetivo da contabilidade o estudo do patrimônio das entidades e os fatores que o modificam, colocando muito ênfase na contabilidade teórica. Já a escola norte americana sempre teve como foco principal o usuário das informações contábeis, dando muita importância a qualidade e transparência dessa informação, dando bastante importância a várias áreas que possibilitam isso, como a auditoria.
Sendo assim, a resposta correta é a LETRA E
Resposta:
A norte-americana considera a contabilidade uma fornecedora de informações econômicas relevantes para os diversos usuários, enquanto a escola italiana defende que a contabilidade deve estudar apenas os eventos que afetam o patrimônio das entidades.
Explicação:
GABARITO ;)