(ENADE 2015) A gestão orientada para resultados cria percepções de ganhos e perdas. Perdem as estruturas da organização, cujo poder é aparentemente ameaçado pela transparência que decorre da gestão por programas. Ganham os segmentos da sociedade beneficiários dos programas e os gestores da administração pública, que são avaliados em função dos resultados percebidos pela sociedade em geral.
Soluções para a tarefa
Letra A: no contexto da gestão pública orientada para resultados há a visão do cidadão como cliente, pois tem-se como premissa básica o incremento da arrecadação e o pleno atendimento das demandas da sociedade.
Vez que o cidadão é que alimenta essa grande "empresa" que é o estado po meio de seus impostos; partindo da premissa de uma gestão pública orientada para resultados, logo a contrapartida do estado para o cidadão precisa ser realizada da melhor forma possível.
Abraços!
Resposta:
A busca proativa de resultados, pela eficiência e pela eficácia da gestão pública, caracteriza o modelo do governo gerencial (ou da administração pública gerencial), que se contrapõe ao modelo da administração pública burocrática, voltado para o controle interno e para a mera conformidade com os custos orçados.
Explicação:
O que significa ser proativo? ... Segundo o dicionário, proativo é um adjetivo atribuído a quem “pensa e age antecipadamente; que, por antecipação, adota medidas para evitar ou resolver problemas futuros.
Na gestão orientada a preocupação é evitar que as perdas sejam maiores do que os ganhos.