(ENADE, 2015) A dificuldade para contratar profissionais qualificados em algumas cidades vem fazendo com que empresas desenvolvam ações de recrutamento interno aliadas a programas de qualidade de vida. Em um projeto dessa natureza, visa-se aproximar o funcionário de sua família, ao oferecer-lhe a oportunidade de retornar, contratado, ao estado onde nasceu. Ganha o empregado, muitas vezes promovido, por já ter a experiência necessária para assumir maior responsabilidade em uma nova unidade, e ganha a companhia, que conta com um profissional pronto e alinhado à cultura da empresa.
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela alternativa 4.
Porque o recrutamento interno propicia à manutenção dos laços interpessoais (amizades) e mantém a solidez da cultura organizacional.
Nessa direção, o recrutamento interno é compreendido como aquele em que a organização faz uma nova contratação entre os seus próprios colaboradores (para outros cargos).
Desse modo, a empresa valoriza a mão de obra que tem e dá mais oportunidades de crescimento para os seus colaboradores, sobretudo para os intraempreendedores.
Segue o restante da pergunta.
(...)
( ) Fortalece a cultura da organização ao afetar o desempenho financeiro da empresa e sua sobrevivência, além de garantir o preenchimento da vaga por um funcionário reconhecidamente capaz.
( ) Possibilita a promoção de cargo de funcionários em sua cidade natal e, assim, contribui para o aumento das vendas na nova localidade.
( ) Reduz os conflitos gerados por funcionários descontentes com seu local de trabalho e proporciona bom clima organizacional, decorrente da transferência de funcionários para local onde residem pessoas da família.
( ) Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
Até breve!
Resposta:
ALTERNATIVA C
Possibilita suprir a carência de bons profissionais em regiões onde a empresa atua, favorecendo a manutenção da cultura organizacional da empresa, além de melhorar a qualidade de vida dos funcionários.
Explicação: