Pedagogia, perguntado por marisaexpostopdzfwl, 8 meses atrás

(ENADE 2014)

O trecho da música “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento, “todo artista tem de ir a onde o povo está”, é antigo, e a música, de tão tocada, acabou por se tornar um estereótipo de tocadores de violões e de rodas de amigos em Visconde de Mauá, nos anos 1970. Em termos digitais, porém, ela ficou mais atual do que nunca. É fácil entender o porquê: antigamente, quando a informação se concentrava em centros de exposição, veículos de comunicação, editoras, museus e gravadoras, era preciso passar por uma série de curadores, para garantir a publicação de um artigo ou livro, a gravação de um disco ou a produção de uma exposição. O mesmo funil, que poderia ser injusto e deixar grandes talentos de fora, simplesmente porque não tinham acesso às ferramentas, às pessoas ou às fontes de informação, também servia como filtro de qualidade. Tocar violão ou encenar uma peça de teatro em um grande auditório costumava ter um peso muito maior do que fazê-lo em um bar, um centro cultural ou uma calçada. Nas raras ocasiões em que esse valor se invertia, era justamente porque, para uso do espaço “alternativo”, havia mecanismo de seleção tão ou mais rígidos que os espaços oficial. RADFAHRER, L. Todo artista tem de ir aonde o povo está. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2014 (adaptado).

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I- O processo de evolução tecnológica da atualidade democrática a produção e a divulgação de obras artísticas, reduzindo a importância que os centros de exposição tinham nos anos 1970.

PORQUE

II- As novas tecnologias possibilitam que artistas sejam independentes, montem seus próprios ambientes de produção e disponibilizem seus trabalhos, de forma simples, para um grande número de pessoas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


a.
- As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b.
- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I;

c.
- A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d.
- A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e.
- As asserções I e II são proposições falsas.

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
15

A alternativa correta sobre a evolução tecnológica e suas consequências para obras artísticas, é:

b. - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I;

A assertiva I dialoga com o texto, no sentido de que busca reforçar a importância dos centros de exposição para os novos artistas, uma vez que, anteriormente, representavam o filtro de qualidade dentro da música, já que passavam por uma série de curadores e críticos, antes de ser apresentado ao público.

Já a assertiva II reforça a ideia da modernidade, em que artistas são de fato mais independentes por conta das tecnologias que os disseminam ao público, todavia, não dialoga com a assertiva I, que reforça a ideia da seleção que não existe mais para esta área.

Veja mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/25192184

Anexos:
Respondido por luzieneasantos
2

Resposta:

Resposta correta letra A.

Explicação:

A assertiva I está dialogando com o texto, tratando-se do avanço tecnológico.

A assertiva II é verdadeira, mas não há um vínculo com  a assertiva I.

Perguntas interessantes