(ENADE, 2014) O trabalho é uma relação social fundamental dos homens com a natureza, que leva à criação do indivíduo e da sociedade. Essa atividade do homem, em sua apropriação e transformação do mundo, é, ao mesmo tempo, processo histórico e processo de humanização, desencadeados pela dupla relação dos homens com a natureza e entre si. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O homem é mais que sua individualidade, é ator de mudança nas interações sociais.
PORQUE
II- A transformação permanente do homem, em seu contato com a natureza e com os outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
A) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) As assertivas I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Soluções para a tarefa
As duas assertivas são verdadeiras.
I - O homem é mais que sua individualidade, é ator da mudança nas interações sociais.
CORRETO. Ao longo dos tempos, podemos observar que a parceria entre os homens foi essencial para as mudanças na sociedade. Como exemplo, podemos destacar: o surgimento da Revolução Industrial (século XVIII).
II - A transformação permanente do homem, em seu contato com a Natureza e com outros homens, gera a constante mudança da sociedade.
CORRETO. É exatamente isto que podemos observar quando estudamos sobre o surgimento do computador (década de 1940). Naquele período, o governo dos Estados Unidos fez uma parceria com a empresa Electronic Control Company.
Por conta deste fato, podemos observa que hoje temos computadores super velozes, notebooks, smartphones (telefones inteligentes), dentre outros aparelhos tecnológicos.