Saúde, perguntado por nonatoceara, 10 meses atrás

(ENADE 2013) O setor moveleiro é constituído principalmente por pequenas empresas que se destacam por trabalhos diferenciados feitos sob encomenda. Para atender às exigências do consumidor, obter vantagem competitiva e diferencial no mercado, o setor aprimora suas práticas sustentáveis diminuindo desperdícios e passivos ambientais. Entre essas práticas, a gestão ambiental favorece a gestão de negócios, a partir de estratégias de Produção mais Limpa (P+L), cujo enfoque é a redução dos impactos ambientais ao longo de todo o ciclo de vida do produto. Entre as etapas da P+L, tem-se o diagnóstico, no qual são levantadas as entradas e saídas dos processos de produção. É nessa etapa que deve ser elaborada a avaliação de aspectos e impactos ambientais e o plano de gerenciamento de resíduos. Entre as etapas de fabricação de móveis, destaca-se o acabamento, no qual são utilizados os seguintes recursos (matéria-prima e insumo): energia, equipamentos de pintura, móvel limpo, água, tinta, verniz, tinner, acetona, jornal (para forrar o local da pintura), estopa, catalizador e diluente. Disponível em: . Acesso em: 20 jul. 2013 (adaptado). Parâmetros de avaliação dos impactos A partir das informações acima e considerando a tabela apresentada, faça o que se pede nos itens a seguir. a) Identifique aspecto e impacto ambiental, classificando sua relevância e propondo uma medida mitigadora para três situações inerentes à etapa de acabamento do móvel. b) Descreva a importância da Produção mais Limpa para a indústria moveleira de pequeno e médio porte.

Soluções para a tarefa

Respondido por estefaniaanselmo
14

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

Nível 1 – Redução na fonte (modificação no processo e/ou produto): substituição de matéria-prima, modificação em equipamentos, uso de automação e mudança na composição do produto.

Nível 2 – Reciclagem interna: reutilização de resíduos dentro do próprio processo produtivo.

Nível 3 – Reciclagem externa e ciclos biogênicos: comercialização dos resíduos com outras empresas, catadores ou empresas de reciclagem; verificação da possibilidade de compostar resíduos biodegradáveis.

Perguntas interessantes