( Enade 2011) Para estudar a história literária brasileira, em vez de um critério político, deve-se adotar uma filosofia estética compreendendo-a como um valor literário. Para tal, a periodização correspondente é de natureza estilística, isto é, em lugar da divisão em períodos cronológicos ou políticos, a ordenação por estilos. COUTINHO, A. (Org.) Literatura brasileira: (introdução). In: A literatura no Brasil: introdução geral. 6. ed. São Paulo: Global, 2003, v.1, p. 132.
Nas sequências, está destacado um trecho da obra História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi. Avalie se tanto o autor quanto o estilo literário indicados correspondem ao que Bosi trata no respectivo trecho.
Soluções para a tarefa
As alternativas que correspondem de forma correta ao que Bosi trata em seu texto, são a I e III
A alternativa I é correta, pois a afirmação de Érico Verissímo sobre o pré modernismo e a estilística presente nos textos, confirma a frase de Bosi, quando em seu trecho diz: " deve-se adotar uma filosofia estética compreendendo-a como um valor literário". Érico em seu trecho demonstra que a estética e o uso de palavras, caracterizam o nexo de intenção do autor com sua obra.
A alternativa II é correta, pois Adolfo Caminha descreve que a estilística não faz o autor se perder, antes ela é um valor literário, assim como Bosi afirma. Para Adolfo, mesmo no naturalismo o determinismo se fazia presente na literatura.
Resposta:
Explicação:
A resposta certa é II e IV