(ENADE, 2010) A dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral, de evolução benigna na forma clássica e grave quando se apresenta na forma hemorrágica. É uma importante arbovirose (doença transmitida por artrópodes) que afeta o homem e constitui sério problema de saúde pública, especialmente nos países tropicais, inclusive no Brasil. O principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. No que tange à suscetibilidade e à imunidade à dengue, assinale a opção incorreta. a) A suscetibilidade ao vírus da dengue é universal. b) A imunidade não é permanente para um mesmo sorotipo. c) A resposta secundária se dá em pessoas com infecção aguda por dengue, mas que tiveram infecção prévia por flavivírus, e o título de anticorpos se eleva rapidamente em níveis altos. d) A resposta primária se dá em pessoas não expostas anteriormente ao flavivírus, e o título de anticorpos se eleva lentamente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta correta é b) A imunidade não é permanente para um mesmo sorotipo.
Explicação:
A dengue é uma doença endêmica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ela não foi erradicada, não existe vacina e a única forma de controle é através do controle do vetor, já que o vírus muta muito e gera sorotipos diferentes (alternativa B).
O maior problema do vírus da dengue:
Esse vírus muta bastante e a cada nova onda, um novo sorotipo é produzido e por isso os anticorpos não conseguem conferir proteção permanente.
A melhor forma de cuidar para que a dengue não ocorre como antigamente é manter os ambientes limpos, tratar as caixas d'água, retirar a água de pratos de vasos, cortar a vegetação rasteira da região, não acumular lixo, principalmente o que pode acumular água.
Venha estudar mais sobre a dengue em:
https://brainly.com.br/tarefa/7351925