ENADE 2009). Leia o planisfério em que é mostrada uma imagem noturna da superfície terrestre, obtida a partir da imagem de satélite:
mapa do mundo
Com base na leitura desse planisfério, é CORRETO afirmar que as regiões continentais em que se verifica luminosidade noturna mais intensa:
Escolher uma resposta.
a. substituíram suas tradicionais fontes de energia não renováveis, historicamente empregadas na geração de eletricidade, por alternativas limpas e não poluentes.
b. comprovam que o Planeta pode abrigar o dobro de seu atual contingente populacional, desde que mantido o padrão de consumo praticado pela sociedade contemporânea.
c. expressam a divisão do Planeta em dois hemisférios – o Leste e o Oeste – que, apesar de integrados à economia do mundo, revelam indicadores sociais discrepantes.
d. registram fluxos reduzidos de informação, de pessoas, de mercadorias e de capitais, tendo em vista a saturação de suas redes de circulação, alcançada no início do século XXI.
e. abrigam os espaços de economia mais dinâmica do mundo contemporâneo, onde se localizam os principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.
Soluções para a tarefa
A imagem em questão mostra majoritariamente iluminadas diversas zonas da Europa, dos Estados Unidos, do Brasil, da Índia, China, Japão e o sudeste asiático.
Com isto em mente, A é incorreto, pois não pode-se inferir isto da imagem - e, de todo modo, a afirmação é falsa, ainda se usa muita energia não-renovável nestes países.
B é incorreta, o planisfério não permite deduzir isto - o que, na verdade, seria impossível.
C é incorreta, pois o planisfério, sozinho, apenas mostra que há diversas zonas diferentes iluminadas no planeta.
D é incorreta, ele demonstra justamente o contrário ao representar tantos pontos luminosos em zonas tão distantes do globo.
E é verdadeira, de modo que os Estados Unidos, a Europa, a Ásia e a América Latina são os centros econômicos mais importantes do mundo, justamente as áreas iluminadas no planisfério.
principais centros de decisão que comandam a atual ordem mundial.