História, perguntado por AFrança, 1 ano atrás

ENADE 2008 (adaptado). Na primeira metade do século XX, Jonathas Serrano, professor de História do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, já percebia a importância do uso das imagens no ensino de História, afirmando que elas ajudariam os alunos a aprender “pelos olhos”. Atualmente, em tempos de grande valorização da imagem e de maiores facilidades para a sua difusão, discute-se a sua utilização no ensino de História, em suas mais diversas modalidades. Sobre os cuidados necessários para que o professor use a imagem em sala de aula, considere V para o que for verdadeiro e F para o que for falso:

( ) O seu papel como ilustração dos conteúdos, independente do tipo de imagem escolhida, torna o aprendizado mais fácil.
( ) Considerar as suas múltiplas possibilidades de leitura, sem perder as referências de sua historicidade.
( ) Uma imagem é a representação de quem a capturou, portanto ela não é fiel a realidade, assim, nenhuma imagem será capaz de levar o aluno a “viver” o passado, tal como ele aconteceu.
( ) Para a interpretação dos elementos integrantes da imagem se faz necessário os mesmos recursos utilizados para os documentos escritos.

A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.

Alternativa 2:
V, V, V, F.

Alternativa 3:
V, F, F, V.

Alternativa 4:
F, V, V, F.

Alternativa 5:
F, F, F, V.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
11

As afirmativas II e III são verdadeiras.

Uma imagem nunca tem apenas uma interpretação possível, e nunca é um retrato objetivo e fiel da realidade, que a captura exatamente como é e transporta imediatamente ao passado o aluno, sendo, em certo sentido, um "discurso" que alguém produz sobre algo.

I e IV são falsas pois o uso de imagens requer uma série de medidas e cuidados próprios, de modo que não são iguais aos dos documentos escritos e não é qualquer imagem que tem função pedagógica.

É correta a alternativa 4.

Respondido por Ngmll
1

Resposta:

na pg136 do livro diz que "Imagens como quaisquer outros

documentos precisam ser tomadas criticamente pelos historiadores". não seria interpretados como os documentos. o que torna a ultima alternativa verdadeira? o que me dizem?

Explicação:

Perguntas interessantes