ENADE 2006 (adaptado)
“...a certa altura da década de 1780, [...], foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas.”
HOBSBAWN, E.J. A era das revoluções, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Hobsbawn se refere ao processo de transformação socioeconômica de grande profundidade que eclode na Inglaterra, consagrado como revolução industrial. Considerando essa dinâmica revolucionária, enquanto fenômeno decisivo para todo o futuro da economia capitalista, avalie as afirmativas a seguir:
I. A transformação na estrutura industrial, que caracterizou a Revolução, está precisamente datada no ano de 1760 e surpreendeu o mundo, haja vista ter acontecido repentinamente e de forma singular na Holanda.
II. A Revolução industrial está associada à aplicação sistemática e generalizada do moderno conhecimento científico e empírico ao processo de produção para o mercado.
III. A primeira fase da revolução industrial teve lugar na Inglaterra e oferece especial interesse pelo fato de ter ocorrido espontaneamente sem a assistência governamental.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
II e III estão corretas.
Eric Hobsbawm se refere ao período de ascensão do capitalismo na Europa na passagem do século XIX para o século XX.
A principal característica que define este momento é o crescimento da economia, do espaço urbano e da migração do homem do campo para a cidade.
Observamos que Hobsbawm reflete sobre a práxis do indivíduo assumindo um caráter prático nas relações de trabalho, onde o proletário acaba fazendo parte desse sistema de capitalismo exacerbado, assim, a ideologia está perceptível e consciente para o homem.
Respondido por
0
Resposta:
II e III apenas
Explicação:
Corrigida pelo AVA em 23/02/2021
Perguntas interessantes