Pedagogia, perguntado por gaby2601, 1 ano atrás

(ENADE 2005 – Questão 5 Adaptada)

Durante uma aula de Português, uma aluna passou adiante uma folha de papel que circulou de mão em mão, sem que o professor visse.

“Você já reparou na Cátia? Escreva aqui o que você acha dela.”

Cada aluno que pegava o papel colocava sua opinião. Até que o papel chegou a uma amiga de Cátia, que lhe mostrou seu conteúdo. O sentimento da menina foi de humilhação, profunda tristeza e exclusão, porque havia muitos comentários negativos.

Levantou-se para mostrar o papel ao professor. Este, sem saber do que se tratava, solicitou que Cátia voltasse ao seu lugar, pois aquela não era a hora de lidar com assuntos particulares, visto que a prova bimestral se aproximava.

Situações como esta são comuns no cotidiano escolar. Nesta perspectiva, avalie a atitude do professor, levando em consideração o papel de um docente na proposição de conteúdos relacionados a valores.

Critérios de avaliação:

Adequação da resposta à situação exposta.

Adequação da resposta ao meio acadêmico (correção gramatical).

Soluções para a tarefa

Respondido por silvageeh
28

A atitude do professor não foi correta. O mesmo deveria procurar saber o que estava acontecendo, pois não se tratava de um assunto particular, como é citado.

Como a aluna se sentiu ofendida, o professor deveria escutar a aluna e conversar com a turma, já que uma aluna se sentiu humilhada. Lembrando que certas brincadeiras de mal-gosto podem ocasionar danos psicológicos. Veja que a aluna Cátia pode ter sofrido bullying.

Em sala de aula é inevitável que não aconteça esses tipos de brincadeiras. O professor deve sempre escutar os alunos e aconselharem a não ofender o próximo, independentemente da religião, cor, raça, credo. O que não pode acontecer é o professor simplesmente ignorar os fatos.

Perguntas interessantes