(ENADE,2005) “Entre o mestre e o aluno se estabelece uma relação de vontade a vontade: relação de dominação do mestre, que tivera por conseqüência uma relação inteiramente livre da inteligência do aluno com aquela do livro – inteligência do livro que era, também, a coisa comum, o laço intelectual igualitário entre o mestre e o aluno. Esse dispositivo permitia destrinchar as categorias misturadas do ato pedagógico e definir exatamente o embrutecimento explicador. Há embrutecimento quando uma inteligência é subordinada a outra inteligência. [...] Chamar-se-á emancipação à diferença conhecida e mantida entre as duas relações, o ato de uma inteligência que não obedece senão a ela mesma, ainda que a vontade obedeça a uma outra vontade.”
A partir desse texto, pode-se concluir que:
Escolha uma:
a. uma inteligência emancipada só obedece a si própria.
b. a explicação está a serviço da emancipação.
c. o mestre emancipa os alunos.
d. os alunos se emancipam coletivamente.
A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz:
Escolha uma:
a. estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades.
b. privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
c. valorizar o enfoque prescritivo e auto-referenciado do conhecimento.
d. organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos.
e. promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista.
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Corretas
1-) a. uma inteligência emancipada só obedece a si própria.
2-) b. privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
1-) a. uma inteligência emancipada só obedece a si própria.
2-) b. privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
luismaralvesrui:
as duas estão corretas. Obrigado!
Respondido por
1
R: privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado.
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