Empreendedor digital
Pesquisar sobre: o que é, como funciona, vantagens.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos principais benefícios do empreendedorismo digital é a possibilidade de alcançar muito mais pessoas, para além das fronteiras geográficas. Ao abrir um e-commerce, por exemplo, você pode vender para todo o Brasil e até mesmo para outros países, enquanto uma loja física estaria limitada à sua região.
Resposta:
O que é:
O empreendedorismo digital é a criação de negócios no ambiente online. O intuito é que a maior parte dos processos aconteça pela internet. Por isso, a tecnologia é um aspecto muito importante no empreendedorismo digital.
Como funciona:
Existem diversos tipos de negócios que podem ser viabilizados pela internet, desde cursos, lojas e até shoppings virtuais. Dessa forma, há tanto a venda de produtos quanto a prestação de serviços.
Além disso, nessa forma de empreender, destacam-se as facilidades em relação a abrir um negócio físico tradicional. Por exemplo, não há necessidade de uma estrutura física ou contratação de funcionários.
Suas vantagns:
Com o atual crescimento do mercado, muitas são as vantagens do empreendedorismo digital. Principalmente, se compararmos esse tipo de negócio com empresas tradicionais.
1. Custo inicial mais baixo
Primeiramente, o custo para começar um negócio online é muito mais acessível em relação a uma empresa física. Afinal, para abrir uma loja tradicional, você precisa investir no aluguel ou compra de um espaço, arcar com as contas e, muitas vezes, contratar funcionários.
Em contrapartida, para começar no empreendedorismo digital, os únicos investimentos necessários são: o seu tempo e uma plataforma de tecnologia. Inclusive, existem plataformas gratuitas ou de baixo custo para você testar. E, há também opções mais sofisticadas, que mesmo assim geralmente são mais acessíveis do que os custos de um negócio físico.
2. Empreender sem sair de casa
Uma grande vantagem do empreendedorismo digital é a praticidade. Ou seja, você pode empreender de qualquer lugar, até mesmo do conforto da sua casa.
Isso pode ser um grande benefício, sobretudo para quem deseja começar um negócio sem sair do emprego. Mas, também é uma ótima alternativa para quem saiu do trabalho e guardou uma pequena reserva para investir no digital.
3. Não precisa de estrutura física complexa
A estrutura física de um negócio digital é bastante simples. Basicamente, você só precisa de um computador ou notebook e acesso à internet.
E, se você não se sentir confortável em casa, pode buscar algum coworking. Geralmente, eles oferecem preços mais acessíveis do que os cobrados para alugar um local.
Ao contrário, uma empresa física necessita de um ponto de venda bem localizado ou de um escritório. Ainda, é preciso considerar todas as despesas decorrentes disso. Desde contas a pagar até funcionários e serviços de manutenção.
4. Capacidade de alcançar mais clientes, 24 horas por dia
Por fim, o último ponto, mas não menos importante, é a escalabilidade do negócio digital. Esse termo serve para explicar um empreendimento que consegue obter grande número de clientes, sem precisar aumentar os custos.
Afinal, no empreendedorismo digital, o seu negócio online continua gerando lucro e clientela, mesmo que você não esteja trabalhando no momento. Por exemplo, em um marketplace, os consumidores podem fazer compras em qualquer hora do dia. Já em uma loja física, há um horário de funcionamento estabelecido.
Explicação: