Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas. A regulação das emoções lida com o grau das respostas empáticas. A partir do texto acima, O que não é base para um design empático centrado na pessoa?
a.
Observação do usuário.
b.
Captura e análise dos dados.
c.
Brainstorming com o objetivo de reunir o maior número possível de ideias.
d.
Busca de referências e tendências do que já foi feito pelo mundo.
e.
Desenvolvimento de protótipos de possíveis soluções.
Soluções para a tarefa
Resposta:
( D )
Explicação:
Design centrado no usuário
Bases para o design empático
1. Observação do usuário.
Observar sem interferir, de preferência à distancia, sem contato, para não interferir nos dados.
2. Captura de dados por instrumentos visuais, auditivos e sensoriais.
Após uma apresentação prévia, podem ser feitos registros como fotografias, vídeos, entrevistas e observações do local de forma mais próxima.
3. Análise dos dados.
Após a observação e captura dos dados, é necessário fazer uma análise do que foi visto, de forma organizada e criteriosa.
4. Brainstorming.
Brainstorm é uma técnica desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados. Ela propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado. Com isso, espera-se reunir o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que levem a um denominador comum e eficaz para solucionar problemas e entraves que impedem um projeto de seguir adiante.
5. Desenvolvimento de protótipos de possíveis soluções.
Com base no Brainstorming, chega o momento inicial da materialização do projeto, com o objetivo principal de testar opções para no final chegar ao desenvolvimento de fato.
Resposta:
d. Busca de referências e tendências do que já foi feito pelo mundo.
Explicação: