Emília Ferreiro salientou que a criança que aprende a ler e escrever desenvolve um constante esforço cognitivo no sentido de recriar o sistema de escrita essa recriação mostra o quanto a pessoa que aprende é ativa e deve ter suas expressões padronizadas a fim de que possa ser e ao usuário do sistema de escrita
Soluções para a tarefa
A questão se refere às teorias da aquisição da escrita de Emilia Ferreiro, e a resposta que completa a lacuna é: as escritas espontâneas.
Qual a teoria de Emilia Ferreiro?
A teoria de Emilia Ferreiro, psicóloga e pedagoga argentina, doutoranda de Jean Piaget, é muito utilizada na pedagogia atual, inclusive no Brasil.
Para Ferreiro, a construção do conhecimento da escrita e da leitura tem uma lógica individual, sedo influenciada na escola ou fora dela, e passa por quatro fases:
- Fase pré-silábica: não relaciona letras e sons.
- Silábica: faz interpretações à sua maneira.
- Silábico-alfabética: mistura das interpretações pessoais com a identificação de algumas sílabas.
- Alfabética: domina letras e sílabas.
Complementando a questão:
Emília Ferreiro salientou que a criança que aprende a ler e escrever desenvolve um constante esforço cognitivo no sentido de recriar o sistema de escrita. Essa recriação mostra o quanto a pessoa que aprende é ativa e deve ter suas expressões padronizadas a fim de que possa ser e ao usuário do sistema de escrita a fim de que possa ser real usuano do sistema de escrita.
As escritas espontâneas são um valioso instrumento de avaliação da construção de hipóteses da escrita pela criança. A valorização dessa prática possibilita a expressão da criança e valoriza a manifestação de seu pensamento.
Saiba mais sobre Emilia Ferreiro: https://brainly.com.br/tarefa/16721205
#SPJ4