Emile Durkheim o pai da sociologia definiu essa ciência como
Soluções para a tarefa
Resposta:
Segundo o sociólogo, as universidades e a educação básica francesas precisavam de uma nova estrutura, pois elas estavam amplamente embasadas na literatura e na filosofia, mas pouco importavam-se com a ciência. Essa ideia de valorização científica esteve com ele em sua trajetória acadêmica pela sociologia, pois o teórico visava, ao criar o método sociológico, a uma ciência humana que, de fato, tivesse o mesmo rigor das ciências da natureza.
No início de sua trajetória acadêmica, o pensador foi influenciado, além do direito da economia, pela filosofia (foi professor de filosofia na educação básica francesa), pelo psicólogo alemão Wilhelm Wundt, que criou um centro de pesquisa psicológica chamado de Laboratório de Psicologia Experimental. Durkheim também foi influenciado pela antropologia, que surgiu na Europa no século XIX por meio das teorias do biólogo inglês Herbert Spencer.
Em 1887, Durkheim entra para a Universidade de Bordéus como encarregado de cursos. Foi nessa instituição que ele criou a primeira cadeira de sociologia no ensino superior. A disciplina era ensinada, inicialmente, como parte do currículo estruturante dos cursos de direito, economia, psicologia e pedagogia. Durkheim produziu toda a sua obra sociológica entre 1887 e 1917.
Explicação: