Émile Durkheim, Marx Weber e Karl Marx são clássicos da Sociologia não só porque suas obras apresentam embasamentos teóricos profundos para a explicação dos fenômenos sociais, mas, principalmente, porque até hoje servem de inspiração para as análises sobre a sociedade. Sobre os Clássicos da Sociologia, é correto afirmar:
(A)
Durkheim se opunha ao pensamento positivista de Augusto Comte na sua busca de uma explicação científica para os fenômenos sociais.
(B)
Karl Marx enfatizou os aspectos subjetivos e simbólicos das relações sociais e delimitou o campo de estudo sociológico na noção de “ação social”.
(C)
Weber sustentava que as motivações e as ideias humanas eram a força por detrás da mudança, e a Sociologia deveria compreender os significados das ações.
(D)
A ideia central dos clássicos era analisar a organização da sociedade como resultante das relações de produção, tendo como objeto as relações existentes entre as classes sociais.
(E)
Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
C, Pois é a única que fala da ação social, Para Durkheim, a Sociologia deve estudar os fatos sociais, os quais possuem três características: 1) coerção social; 2) exterioridade; 3) poder de generalização. Os fatos sociais apresentam vida própria, sendo exteriores aos indivíduos e introjetados neles a ponto de virarem hábitos.
Perguntas interessantes