Émile Durkheim foi e continua sendo um autor de referência na teoria sociológica. Sua primeira teoria foi a da importância das ideias comuns como força unificadora. Dessa forma, o sistema de símbolos culturais de um povo, como valores, crenças, religião, arte e língua são as bases para a integração de uma sociedade. Para Durkheim, esse sistema tem um nome: consciência coletiva. Segundo Durkheim, como a coesão social ocorre nas sociedades simples (mecânica) e nas sociedades complexas (orgânica)?
Soluções para a tarefa
Resposta e Explicação:
Notamos que a coesão social está presente quando temos um grupo composto por indivíduos que compartilham objetivos, ações, ideias e crenças. São esses compartilhamento que possibilitam a existência desses grupos.
Em uma sociedade de "solidariedade mecânica", o indivíduo estaria ligado diretamente à sociedade, sendo que enquanto ser social prevaleceria em seu comportamento sempre aquilo que é mais considerável à consciência coletiva, e não necessariamente seu desejo enquanto indivíduo. Ou seja, a maior parte de sua existência é orientada por um todo.
Émile Durkheim falava que para o indivíduo, seu desejo e sua vontade são os mesmos da coletividade do grupo, o que proporciona uma maior coesão e harmonia social. A solidariedade mecânica se ampliou fortemente com a massificação cultural.
Em uma sociedade de "solidariedade orgânica" ocorre um enfraquecimento das reações coletivas contra a violação das proibições e, sobretudo, uma margem maior na interpretação individual dos imperativos sociais. Assim, formando indivíduos com personalidades.
Ao todo, não há a mesma valorização daquilo que é coletivo, e sim do que é individual, do individualismo propriamente dito. Contudo, apesar dessa ideologia como valor essencial, é preciso que a consciência coletiva exista mesmo que minimamente para garantir o vinculo entre as pessoas mesmo que individualistas.
Se ajudei, aperta no "Obrigado" :)