Émile Dürkheim estabeleceu o conceito de “fato social”, como um conceito central da sociologia. Marcel Mauss ampliou o conceito criando o “fenômeno social total”. Em sociologia, os conceitos e métodos de estudo são difíceis de estabelecer e sempre estão envoltos em polêmicas em virtude, principalmente, do dinamismo da vida em sociedade. No entanto, as ideias de “fato social” e de “fenômeno social total” seriam pontos de partida para se começar a estudar qualquer sociedade. Sobre esses conceitos, podemos afirmar:
I – De acordo com Durkheim é fundamental compreender que os fatos sociais não mudam no decorrer dos tempos, permanecendo iguais e, portanto, podendo ser estudados.
II – O conceito de “fenômeno social total” de Marcel Mauss pretende englobar diversas variáveis no estudo das sociedades: aspectos biológicos, econômicos, históricos, religiosos, etc. Ou seja, os sociólogos deveriam ser capazes de “recompor o todo”.
III – Para Durkheim os fatos sociais devem ser compreendidos como “coisas”. O cientista social é um observador e os “fatos sociais” são “objetos” da observação.
Assinale a alternativa correta:
Respostas objetivas:
Apenas I e II são corretas.
Apenas II e III são corretas.
Apenas a I é correta.
Apenas a II é correta.
Apenas a III é correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
56
A resposta correta é: Apenas II e III são corretas.
Respondido por
4
Resposta correta II e III estão corretas
Perguntas interessantes