Émile Durkheim é um dos pensadores clássicos da Sociologia. Em sua obra Da divisão do trabalho social, aborda os questionamentos a respeito das relações entre indivíduo e sociedade.
Com referência ao pensamento deste pensador e com base na obra supracitada, marque a resposta INCORRETA.
a)
A obra Da divisão do trabalho social foi a tese de doutoramento de Émile Durkheim, considerada sua primeira obra relevante que apresenta uma análise da mudança social, argumentando que o advento da era industrial significava o surgimento de um novo tipo de solidariedade.
b)
A Solidariedade Mecânica é caracterizada por uma sociedade identificada por semelhança. Neste modelo de sociedade, os indivíduos diferem pouco uns dos outros, de forma que a sociedade tem coerência porque os indivíduos ainda não se diferenciam.
c)
A Solidariedade Orgânica é aquela que é caracterizada pelo consenso, isto é, forma uma unidade coerente da coletividade e resulta de uma diferenciação. Nesse sentido, os indivíduos não se assemelham.
d)
Em uma sociedade onde predomina a solidariedade orgânica, isto é, onde há diferenciação dos indivíduos, no que diz respeito à consciência coletiva, cada indivíduo tem, em muitas circunstâncias, a liberdade de crer, de querer e de agir conforme as suas preferências.
e)
A consciência coletiva em uma sociedade marcada pela solidariedade mecânica tem poder de abrangência e de coerção sobre a maior parte das consciências individuais. Mesmo ocorrendo essa coerção em sociedades deste tipo, os indivíduos têm a liberdade de fazer suas escolhas conforme suas preferências.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A consciência coletiva em uma sociedade marcada pela solidariedade mecânica tem poder de abrangência e de coerção sobre a maior parte das consciências individuais. Mesmo ocorrendo essa coerção em sociedades deste tipo, os indivíduos tem a liberdade de fazer suas escolhas conforme suas preferências.
Perguntas interessantes