Ed. Física, perguntado por jlco2121, 11 meses atrás

Émile Durkheim e Paulo Freire destacaram em suas obras, a importância do viver em sociedade para os processos de humanização e a importância do diálogo entre os homens, respectivamente:
Émile Durkheim afirmava que o homem seria apenas um animal selvagem se não se tornasse sociável, processo que o humanizou. Segundo ele, o homem foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Esse processo de formação da consciência coletiva, que denominou como “socialização”, compõe-se de tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar.
Paulo Freire afirmava que para ser um autêntico humanista não há outro caminho que não a dialogicidade e, ser dialógico é vivenciar o diálogo, não invadir nem manipular, tampouco impor. É empenhar-se na transformação constante da realidade. "O diálogo é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo (...) o transformam e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos" (Freire, 1973, p.46)
Diante disso, construa um texto em que responda: quais práticas didáticas e metodológicas favorecem o processo de socialização e a construção do diálogo como atitude e espaço democrático?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

A proposta do trabalho em grupo e da formação de grupos de estudos e grupos jovens de participação social são exemplos de práticas pedagógicas que favorecem a construção do diálogo e as atitudes necessárias para a construção do espaço democrático, posto que favorecem a comunicação entre pares e a solução coletiva de problemas.

Já a adoção de uma metodologia que não seja completamente impositiva, de modo que o professor inclua os alunos nas aulas e se permita colocar-se em pé de igualdade, fazendo valer as suas opiniões por meio do debate, e não da imposição hierárquica, é um modelo para construir estas práticas pedagógicas.

Perguntas interessantes