Émile Durkheim e Paulo Freire destacaram em suas obras, a importância do viver em sociedade para os processos de humanização e a importância do diálogo entre os homens, respectivamente:
Émile Durkheim afirmava que o homem seria apenas um animal selvagem se não se tornasse sociável, processo que o humanizou. Segundo ele, o homem foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. Esse processo de formação da consciência coletiva, que denominou como “socialização”, compõe-se de tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar.
Paulo Freire afirmava que para ser um autêntico humanista não há outro caminho que não a dialogicidade e, ser dialógico é vivenciar o diálogo, não invadir nem manipular, tampouco impor. É empenhar-se na transformação constante da realidade. "O diálogo é o encontro amoroso dos homens que, mediatizados pelo mundo (...) o transformam e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos" (Freire, 1973, p.46)
Diante disso, construa um texto em que responda: quais práticas didáticas e metodológicas favorecem o processo de socialização e a construção do diálogo como atitude e espaço democrático?
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Ciao, amigo(a)!
As práticas didáticas que favorecem ao processo de socialização são as seguintes:
uso da tecnologia - principalmente na socialização primária, que ocorre com os familiares (pai, mãe e irmãos). Neste caso, o uso tecnológico deve ser moderado, pois há o risco do isolamento social por conta dos aparelhos tecnológicos.
dinâmicas de grupo - na fase infantil, é importante que a criança aprenda a se interagir com outros colegas;
passeios escolares - as crianças podem conhecer novos ambientes (clubes aquáticos, teatro) e compartilhar experiências com amigos e parentes.
Até logo!
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás