Émile Durkheim e a divisão do trabalho questionário
1 - Segundo Durkheim o que a intensa divisão do trabalho provoca?
2- O que significa o termo "solidariedade" para Durkheim?
3- Explique a "solidariedade mecânica"
4 - Explique a "solidariedade orgânica.
5 - Segundo Durkheim, que problemas podem ocorrer que a divisão do trabalho não provoca
a coesão social?
Soluções para a tarefa
1 - Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. São os fatores que unem os indivíduos numa sociedade, pois geram um sentimento de solidariedade entre aqueles que realizam as mesmas funções. (ft: brsil school)
2- os laços que unem os indivíduos à sociedade. Durkheim acreditava que os valores morais, reforçados pelos séculos de tradição que se fortaleciam por meio dos laços familiares e dos costumes, seriam responsáveis por determinar uma série de regras que exigiriam determinado comportamento dos indivíduos, de modo que estes se adequassem às suas respectivas funções.
3- Solidariedade mecânica é aquela que caracteriza as sociedades pré-capitalistas, nas quais há um baixo (ou nenhum) grau de consciência individual, uma vez que predomina, em termos de coesão social, uma consciência coletiva que controla a sociedade.
4- caracteriza a sociedade capitalista, pois há uma ampla divisão de tarefas e funções, o que leva a uma grande interdependência entre os indivíduos, em termos econômicos e tecnológicos, mas, acima de tudo, moral.
5- Para Durkheim, o maior problema decorrente da divisão do trabalho está relacionado à questão moral, ou seja, à capacidade de manter os membros coesos e a sociedade funcionando harmonicamente. A ampla divisão do trabalho produz formas mais intensas de individualismo, o que faz, por sua vez, a consciência coletiva perder, em parte, sua capacidade agregadora.
espero ter ajudado ;) tentei resumir ao máximo