↵ Émile Durkheim analisou a sociedade ao partir do pressuposto de que o cientista social deve ter a mesma "estranheza" que o cientista natural diante de seu objeto. Contudo, o cientista deve traçar regras claras para a análise da vida social, sem deixar de evidenciar as diferenças existentes nas sociedade. Ao levar em consideração os fatos sociais, analise as afirmações a seguir: I. Durkheim afirma que os fatos sociais devem ser tratados literalmente como fatos criados pelas divindades existentes. II. É possível entender a dinâmica das diferentes sociedades por meio de especificidades como o grau de coerção que ela promove. III. Tratar os fatos sociais como coisa, ou seja, afastar as noções prévias e estabelecer uma neutralidade científica, é um dos objetivos de quem analisa os fatos sociais. IV. Os fatos sociais, assim como os fenômenos sociais analisados por Durkheim, fazem com que a sociedade mantenha uma certa coesão social. É correto o que se afirma apenas em:
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
II, III e IV estão corretas.
Durkheim foi um pensador científico do campo social que definiu os fatos sociais e como o indivíduo está inserido em atividades coercitivas que o disciplinam para viver coletivamente.
Durkheim tem uma influência até os dias de hoje por suas concepções acerca da sociologia e do espaço social, assim como o indivíduo e sua relação com os mecanismos de organização.
Ele desenvolveu a solidariedade social, refletindo também sobre a solidariedade mecânica (definida por configurações sociais primitivas), e, a solidariedade orgânica (geralmente complexas e estruturadas como a que vivemos hoje).
Perguntas interessantes