Sociologia, perguntado por fernandasantooosss, 11 meses atrás

Émile Durkheim (1858-1917) e Karl Marx (1818-1883), autores clássicos da sociologia, procuram compreender profundamente a moderna sociedade industrial. Dentre os aspectos examinados por esses estudiosos, está a divisão social do trabalho, tema sobre o qual desenvolvem as seguintes interpretações:


1-Para Marx, a divisão social do trabalho, que tem nas fábricas modernas sua melhor expressão, fomenta a solidariedade orgânica entre os trabalhadores, coesão esta que favorece a formação da consciência revolucionária dos proletários; para Durkheim, a divisão do trabalho, com seu consequente desgaste psíquico para os trabalhadores, é a base da interdependência social que evita o colapso da sociedade sob a anomia.



2-Para Durkheim, a divisão do trabalho promove a solidariedade orgânica e neutraliza completamente a competição capitalista; para Marx, a divisão capitalista do trabalho completa a separação entre os trabalhadores e os meios de produção, acarretando o declínio da produtividade e a inevitável tendência à repartição socialista dos lucros.



3-Para Durkheim, a divisão do trabalho, com sua especialização de funções, assegura a coesão da sociedade moderna através da solidariedade orgânica; para Marx, a divisão social do trabalho consuma a alienação do homem, pois o trabalhador perde completamente o controle sobre sua atividade e não mais se reconhece no produto do seu trabalho.



4-Para Marx, a divisão do trabalho é somente aparente, uma ilusão ideológica que deve ser suprimida com o aprimoramento das instituições capitalistas; para Durkheim, a divisão social do trabalho é a alternativa de reabilitação religiosa do homem sob a égide do mercado capitalista.

Soluções para a tarefa

Respondido por rdgoclahoma
1

Resposta:  A resposta correta é a 4.

Para Marx, a divisão do trabalho é somente aparente, uma ilusão ideológica que deve ser suprimida com o aprimoramento das instituições capitalistas; para Durkheim, a divisão social do trabalho é a alternativa de reabilitação religiosa do homem sob a égide do mercado capitalista.

Explicação:  Devido as ideologias, o Karl Marx evitou a divisão do trabalho aparente, segundo o livro de filósofia.


hsouzadeoliveira65: Por sua causa eu errei a questão. Se informa direito antes de colocar a resposta. A correta é a "3"
Perguntas interessantes