Embora todos os moluscos apresentem sistema circulatório o que representou um grande ganho evolutivo, pode-se observar que em algumas espécies ele é do tipo aberto, enquanto em outras é do tipo fechado. Explique quais são as consequências práticas para esses animais dessa divergência em seus sistemas circulatórios.
OBS: Tente relacionar o sistema circulatório aberto principalmente ao tamanho
dos animais que o possuem, já que os nutrientes são passados de célula em célula, explicando as consequências e comparando-o ao sistema fechado
Soluções para a tarefa
O sistema circulatório é a estrutura anatômica composta pelo sistema cardiovascular que impulsiona e circula o sangue, e o sistema linfático que conduz a linfa unidirecionalmente ao coração. Pode-se observar que em algumas espécies ele é do tipo aberto, enquanto em outras é do tipo fechado.
No Sistema circulatório fechado o sangue viaja dentro de uma rede de vasos sanguíneos, sem sair deles. O material transportado pelo sangue chega aos tecidos por difusão.
Enquanto que, no sistema circulatório aberto o sangue bombeado pelo coração viaja através dos vasos sanguíneos e irriga diretamente as células, retornando em seguida por diferentes mecanismos.
Os organismos que possuem este sistema são mais rápidos, já que o próprio sistema é mais rápido e a pressão sanguínea é muito maior como resultado do bombeamento do coração, e eles têm a necessidade de eliminar os resíduos de maneira mais rápida.
Pelo contrario, os animais que possuem sistema circulatório aberto são pequenos e possuem um metabolismo muito baixo. Ou seja, tanto sua respiração, sua digestão e sua capacidade de se mover são muito lentas.