História, perguntado por mariohondamh, 1 ano atrás


Embora toda ciência seja indiscutivelmente humana, por resultar da acumulação cultural gerada por diferentes sociedades, em diferentes tempos e espaços, o estudo das denominadas “humanidades” remonta às artes liberais antigas, notadamente ao estudo das artes, línguas e literaturas clássicas. Na Idade Média, a tradição cristã acentuou a distinção entre a literatura sacra e a profana, evidenciando o caráter laico das humanidades. Em seguida, o Renascimento perpetuou essa condição, enfatizando a necessidade de um arcabouço de conhecimentos acerca dos estudos sobre o humano e sua condição moral.” (São Paulo (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo. São Paulo: SEE, 2010, página 25.)

Em relação à ciência, pode-se afirmar:
 

O cientificismo do século XIX trouxe consigo a ideia da relativização do conhecimento diante das incertezas dos avanços científicos e tecnológicos incapazes de promover o desenvolvimento social.

A tradição cristã medieval foi responsável por revigorar, por intermédio do deísmo, os estudos das artes, línguas e literaturas clássicas.

A acentuada especialização contemporânea traz como paradoxo a dificuldade do conhecimento do homem como ser biológico pelas ciências ditas humanas e o entendimento do humano como ser social pelas ciências tidas da natureza.

Desde meados do século XVIII ganhava força a ideia da Idade Média como época de avanços significativos nas artes, na ciência e na literatura.

O conhecimento acerca dos estudos sobre o humano e sua condição moral, traduzida pela posição contrária à fé cristã, foi uma marca durante todo o período renascentista.

Soluções para a tarefa

Respondido por mariealves70
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A acentuada especialização contemporânea traz como paradoxo a dificuldade do conhecimento do homem como ser biológico pelas ciências ditas humanas e o entendimento do humano como ser social pelas ciências tidas da natureza.
Respondido por msribas
0

A acentuada especialização contemporânea traz como paradoxo a dificuldade do conhecimento do homem como ser biológico pelas ciências ditas humanas e o entendimento do humano como ser social pelas ciências tidas da natureza.


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