Embora tenha perdido força mediante ao massivo uso das novas mídias de informação e comunicação advindas da era digital, a Imprensa tradicional ainda tem influência junto à sociedade e consequentemente no processo eleitoral, visto que muitos ainda utilizam-se dos meios tradicionais para se inteirar quanto aos acontecimentos inerentes ao período eleitoral, bem como é a imprensa que noticia cotidianamente quais têm sido as ações do Governo, o que contribui para a formação da visão da sociedade acerca do trabalho de seus representantes. De acordo com Caratin (2016, p. 30), a mídia constitui na contemporaneidade uma forma de “quarto poder”, que atua juntamente com os três poderes tradicionais (executivo, legislativo e judiciário) de modo a influenciar a opinião pública, bem como contribui para a formação das “vontades políticas” nas democracias atuais.
Partindo dessas considerações, analise as informações dos textos que seguem.
Texto 1
Os meios de comunicação de massa proporcionaram novas possibilidades de comunicação entre o povo e o governo a partir do início do século XX. A propaganda passou a ser utilizada como um meio eficaz de comunicar algo ao povo. Veiculada pelos meios de comunicação de massa, age como instrumento de governo e consequentemente como instrumento de manipulação, de condução do povo, podendo ser também utilizada como instrumento de dominação.
SOARES, Marcos Antônio Striquer. Prestação de contas e propaganda: a persuasão para construir as maravilhas do governo. In: XIX Congresso Nacional da CONPEDI. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em < http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/XIVCongresso/092.pdf. > Acesso em 22 ago. 2018.
Texto 2
O maior desafio desta nossa profissão [jornalista] nos dias de hoje é a distância entre a técnica e a ética. Cada vez mais, avançam as novas tecnologias, a informática, a telemática, a transmissão por satélites, ondas hertzianas, fibras óticas, ‘estradas eletrônicas’, infovias, telefone celular, fax, computador, modem, a Internet e outras redes. E, cada vez mais, o poder político e econômico dos grandes impérios empresariais e multinacionais da comunicação se concentra em um número cada vez menor de poucas mãos.
ABRAMO, Perseu et al. Padrões de manipulação na grande imprensa. 2. ed. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016.
Texto 3
Disponível em
A partir da análise dos textos apresentados, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
podemos indicar como marca da Imprensa tradicional a imparcialidade, visto que os meios de comunicação de massa, diferentemente das novas mídias digitais, se eximem da responsabilidade de influenciar a opinião pública.
Alternativa 2:
é fundamental que a sociedade continue utilizando a Imprensa tradicional para se informar, visto que, diferente das novas mídias de informação, os veículos tradicionais não se alinham a discursos governistas.
Alternativa 3:
a mídia tem cumprido sua função de impedir a manipulação da opinião pública quanto às ações do governo, esclarecendo corretamente aos cidadãos sobre como tem sido o trabalho dos agentes públicos.
Alternativa 4:
a Imprensa, embora apresenta-se como um instrumento neutro, muitas vezes age conjuntamente com governos visando manipular a opinião pública, assim, não é possível afirmar que a atuação dessa instituição seja de fato isenta de influência política e econômica.
Alternativa 5:
a democracia prevê a existência de uma Imprensa livre e autônoma, assim, é importante que o controle da Imprensa fique nas mãos de poucos empresários, pois isso impede a manipulação das informações.
Soluções para a tarefa
Olá
Acerca da mídia e sua influência no mundo atual, podemos inferir corretamente que:
A imprensa atua diversas vezes juntamente com diversas figuras Governamentais ou até mesmo parlamentares de forma geral, fazendo com que a ideia de pessoas "poderosas" economicamente possa ser transmitida. Além disso, a mídia atua como meio de convencimento das massas, embora esta haja como uma instituição neutra.
Logo, alternativa correta compreende a Alternativa 4: a Imprensa, embora apresenta-se como um instrumento neutro, muitas vezes age conjuntamente com governos visando manipular a opinião pública, assim, não é possível afirmar que a atuação dessa instituição seja de fato isenta de influência política e econômica.
esta está fácil.... basta ir por eliminação.
Mas hoje em dia temos visto os governantes determinando verdadeiras fortunas para as mídias, escrita, falada e televisiva com o intuito do que?
Chegam a exigir cabeças em troca dos grossos pagamentos de mídia.