Embora tenha objetivos semelhantes aos das escolas públicas, uma escola privada apresenta alguns aspectos particulares de sua gestão. Algumas dessas ações envolvem a manutenção da qualidade do ensino proporcionado, procurando manter seus clientes, bem como a dinâmica de captação de novos alunos que precisam ser renovados anualmente em virtude daqueles que se formam e deixam a escola.
Você é licenciado em Pedagogia, especialista em Gestão Escolar, e desempenhou a função de diretor de escolas da rede pública, onde é concursado, nos últimos 10 anos. Recentemente, foi convidado para assumir a direção de uma escola. Conheça a escola:
a) Analise o cenário atual da escola e identifique os problemas que ela apresenta.
b) Após, proponha práticas de gestão possíveis para reverter esse quadro.
Soluções para a tarefa
Como professor licenciado observaria a escola a partir de sua camada mais básica, ou seja, a estrutura da secretaria e a distribuição das funções.
Organizaria o quadro de atividades e todas as tarefas de modo que o projeto de cada professor possa ser incluído, porém, respeitando a LDB assim como as PCN's e o Projeto político pedagógico.
A gestão democrática não é facultativa pois deve ser colocada em prática.
A estrutura de avaliação da LDB parte da avaliação humanizadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado, onde o educador busca desenvolver suas potencialidades em igualdade com o restante da turma, auxiliando no ensino para que os índices de avaliação sejam positivos.
Resposta:
Como secretário municipal de Educação, poderia começar reunindo os gestores das escolas e capacitando-os, através da Secretaria de Educação, para que pudessem preencher os espaços de gestão democrática que a escola possui, constituindo os conselhos da escola, como o Conselho Escolar, as Associações de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis.
Também poderiam ser instituídas algumas ações visando motivar e capacitar os professores das escolas e demais profissionais que atuam nesse espaço, buscando a integração e motivação do grupo para que apoiem e sustentem a gestão de suas escolas, colocando em prática os programas e projetos existentes nas políticas educacionais que se encontram em vigência.
Da mesma forma, poderia acionar, pela Secretaria de Educação, a constituição e efetiva participação do Conselho de Alimentação Escolar, do Conselho do Fundeb e das necessárias aproximações com o Conselho Tutelar e com o Condica (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) do município.
Explicação: