Embora sejam produzidos e utilizados em situações distintas, os imunobiológicos I e II atuam de forma semelhante nos humanos e equinos, pois:
conferem imunidade passiva.
transferem células de defesa.
suprimem a resposta imunológica.
estimulam a produção de anticorpos.
desencadeiam a produção de antígenos.
2) A resistência à vacinação foi listada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das dez maiores ameaças à saúde global neste 2019. Segundo o órgão, os surtos de sarampo aumentaram 300% no mundo nos primeiros três meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2018. Sobre o tema, marque a alternativa INCORRETA:
as vacinas podem prevenir tanto doenças virais como bacterianas.
as vacinas induzem o corpo a produzir anticorpos contra os antígenos da sua composição.
a decisão de não tomar vacina ou de não vacinar os filhos afeta apenas a pessoa não vacinada, portanto não representa um problema de saúde pública.
a vacina da dengue não é indicada para pessoas que nunca pegaram a doença, pois aumenta o risco do desenvolvimento da dengue hemorrágica.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) d) estimulam a produção de anticorpos.
2) c) a decisão de não tomar vacina ou de não vacinar os filhos afeta apenas a pessoa não vacinada, portanto não representa um problema de saúde pública.
Explicação: resposta do classroom
Resposta:
1) d) Estimulam a produção de anticorpos.
2) c) a decisão de não tomar vacina ou de não vacinar os filhos afeta apenas a pessoa não vacinada, portanto não representa um problema de saúde pública.
Explicação:
1) O imunobiológico I é utilizado como vacina nos humanos, com antígenos mortos ou enfraquecidos, e tem como objetivo fazer com que o organismo produza anticorpos para a defesa do organismo, gerando memória imunológica. O imunobiológico II também é utilizado nos cavalos para a produção de anticorpos, e os anticorpos produzidos pelo cavalo são retirados para a produção do soro antiofídico (imunobiológicos III).
2) "A vacinação é uma das formas mais eficientes, em termos de custo, para evitar doenças", afirmou a OMS em documento. Ela atualmente evita de 2 a 3 milhões de mortes por ano, e outro 1,5 milhão poderia ser evitado se a cobertura vacinal fosse melhorada no mundo. Logo, pode se ver que a alternativa c é a incorreta pois a não vacinação de uma pessoa afeta aos demais em sua volta, pois a pessoa pode adquirir alguma doença pode a transmitir para muitos outros. A vacinação é uma questão de proteger a todos, não apenas a si mesmo.